Faber Castel - Espaço de Criatividade e Inovação

Grupos escolares

Traga sua escola para conhecer o Espaço de Criatividade e Inovação Faber-Castell.

Para fazer o agendamento da visita, preencha nosso formulário de contato e um representante comercial irá lhe atender.

Solicite um agendamento

Celular: 11-99320-6105 | Telefone: 11-2369-4519

Como funciona

As atividades foram desenvolvidas pelo pesquisador Leo Burd do MIT, com exclusividade para a Faber-Castell, e estão fundamentadas em 3 pilares:

  • Storytelling (Enredo)

    Uma história envolvente é o pano de fundo para apresentação de uma problemática que deve ser trabalhada pelos alunos.

  • Design Thinking

    Aplicação da lógica de pensar do designer como pano de fundo, para ajudar os alunos a ter empatia com o problema, gerar ideias, selecionar ideias e criar um ponto de vista que oriente a produção de uma solução.

  • Movimento Maker (Mão na massa)

    seleção dos materiais e construção de protótipos 3D de possíveis conceitos de solução, registro, compartilhamento e reflexão sobre as soluções.

Criatividade

No espaço Lothar, as crianças terão acesso a materiais e infraestrutura para expressar suas habilidades criativas e cognitivas.

Confira os detalhes

Aprendizagem
criativa

No espaço, os alunos farão atividades de imersão em Aprendizagem Criativa, uma estratégia pedagógica que promove o desenvolvimento de indivíduos que pensam de maneira criativa, de forma estruturada e trabalham em colaboração.

Aprendizagem criativa é uma filosofia de educação proposta por Mitchel Resnick do MIT Media Lab e inspirada nas ideias do Construcionismo de Seymour Papert, também do MIT. Uma estratégia de trabalho para estimular a criatividade propondo espaços inovadores e criativos para que os alunos possam aprender experimentando, por meio de atividades “mão na massa”.

Concentra-se na construção de ambientes de aprendizagem centrados em quatro dimensões-chave, os “4 Ps da Aprendizagem Criativa” :

Projetos (Projects)

Atividades com problematização: os alunos aprendem melhor quando trabalham ativamente em projetos que sejam significativos para eles – gerando novas ideias, criando protótipos e aperfeiçoando-os uma e outra vez.

Paixão (Passion)

Significado pessoal: quando os alunos participam de projetos que são realmente importantes para eles, elas trabalham com mais dedicação, persistem frente aos desafios e aprendem mais ao longo do processo.

Pares (Peers)

Colaboração, respeito: o aprendizado é mais frutífero quando os alunos compartilham ideias, colaboram em projetos e quando cada um constrói a partir do trabalho do outro.

Pensar brincando (Play)

Exploração livre: aprender envolve experimentação – tentar coisas novas, explorar materiais, testar fronteiras, correr riscos e fazer muitas vezes de diferentes formas.