Faber Castel - Espaço de Criatividade e Inovação

Esquadrão Eureka!

SAMUCA

O curioso e destemido, Samuca tem 12 anos de idade. Cheio de energia e determinação, gosta de todo tipo de esporte, em especial de fazer manobras no seu skate. Imaginativo, inventivo e inquisitivo! Quando gosta de algo, ou quando está intrigado por alguma coisa, já sabemos a primeira observação que Samuca vai fazer: “loooco”! Nunca fica parado, mas é do tipo cauteloso quando precisa ser. Por vezes, Pandora e Gigio quase chegam a tirá-lo do sério, mas Samuca não vacila: lidera com tranquilidade.

PANDORA

A inteligentíssima Pandora tem 9 anos de idade e é uma pequena enciclopédia ambulante. Seu quarto tem de tudo: livros, invenções, rabiscos, brinquedos e até uma robô que ela mesma construiu. Sempre munida de seu tablet para fazer eventuais consultas e pesquisas, a pequena maker gosta de concluir seus raciocínios com uma convite à reflexão: “Faz sentido?” Fascinada por aeronáutica, Pandora às vezes gosta de ficar no quarto girando seu globo terrestre e pensando no que encontraria nos cantos mais isolados do planeta.

GIGIO

O mais novo do trio tem 7 anos de idade e, pra quem o conhece bem, sabe que um ataque de riso é iminente a qualquer momento. Seu quarto é absurdamente bagunçado: é uma aventura só de entrar e sair de lá. Gigio está sempre vestindo seu cinto de utilidades, cheio de ferramentas, surpresas e acessórios que ele vai colecionando e encontrando pelo caminho. Se dependesse dele, caberiam mais coisas no seu cinto do que na bolsa do Gato Félix! É assim que ele traz soluções criativas quando menos se espera. Usa roupas do avesso e nunca sabe combinar as cores. Orgulhoso e banguela, o garoto não para quieto! Mas nunca abandona seu tênis que pisca quando ele anda ou, sejamos honestos, quando corre pela casa.

ENGENHOCA

A mascote de Esquadrão Eureka não é exatamente a cadela mais inteligente do bairro. Ou da rua. Ou de qualquer lugar. Ainda assim, é muito leal e companheira. Pandora, Gigio e Samuca sabem que engenhoca sempre estará por perto nas aventuras, explorações e caças-ao-tesouro, mas a verdade é que a pequena vira-lata estrábica nunca sabe o que está acontecendo! Ou será que sabe?

TIO LOTHAR

O mentor do trio tem 49 anos de idade e ele nunca aparece, a não ser por voz e por fotos com os netos em aplicativos e porta-retratos da sala. Sempre gentil, tem cuidado com as crianças, mas dá liberdade também. O cara é um poço de inteligência! Uma verdadeira mistura de Prêmio Nobel com James Bond! É Professor de Ciências, Mestre em Astrofísica, Doutor em Engenharia, Especialista em Criatividade Aplicada e sabe-se lá mais o quê! Tem muitos interesses, o que resulta em pistas, enciclopédias abertas e outras surpresas estrategicamente “esquecidas” por ele pela casa.